• Português

Candidaturas

Requisitos de admissão

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos:

– Titulares de uma Licenciatura em Psicologia Pré-Bolonha com média final de curso superior a 16 valores ou com currículo que evidencie a aquisição de competências científicas e/ou clínicas de relevo.

– Titulares de licenciatura e mestrado em Psicologia Pré-Bolonha.

– Titulares de um 1º Ciclo de Estudos em Psicologia Pós-Bolonha com 2º Ciclo de Estudos em Psicologia.

– Médicos psiquiatras.

 

Processo de candidatura

Deverão ser submetidos os seguintes elementos na formalização da candidatura:

  1. Certificados de Habilitações

  2. Curriculum Vitae:

– Documento pdf gerado através da plataforma do sistema nacional de gestão curricular de ciência Ciência Vitae (https://cienciavitae.pt) OU

– Documento pdf organizado de acordo com os elementos curriculares do Ciência Vitae: 1. Identificação; 2. Formação; 3. Percurso profissional; 4. Projetos de Investigação e/ou Profissionais; 5. Produção científica (livros, capítulos de livros, artigos científicos em revistas com revisão com pares, artigos em atas de congressos científicos e/ou profissionais com revisão por pares); 6. Outras atividades e outros elementos curriculares.

  1. Projeto de ideia piloto de estudo empírico

– Documento pdf com o projeto de ideia piloto, de acordo com o modelo disponível aqui.

– O projeto de ideia piloto de estudo empírico terá de ser enquadrado no modelo cognitivo-comportamental, focando-se na compreensão das perturbações comportamentais, cognitivas e emocionais e sua avaliação, prevenção e tratamento, com recurso a modelos e métodos cognitivos, comportamentais, emocionais e psicofisiológicos.

– Note-se que este projeto de ideia piloto tem como objetivo exclusivo avaliar a maturidade científica do(a) candidato(a). O projeto de ideia piloto não é vinculativo dos trabalhos de investigação a desenvolver durante o ciclo de estudos, uma vez que os(as) candidatos(as) admitidos(as) serão integrados nas linhas de investigação da equipa docente.

  1. Carta de motivação em que o(a) candidato(a) apresente os principais motivos da sua candidatura e saliente como a frequência no doutoramento se enquadra na sua trajetória de formação e nas suas perspetivas de carreira.

  2. Cópia de documento de identificação.

Submissão de candidaturas

A apresentação da candidatura, que pode ser instruída em português ou inglês, é efetuada através do site de candidaturas do Grupo Lusófona.

 

Júri e Critérios de seleção e seriação

Júri de seleção

O júri de seleção tem a seguinte composição: Presidente: Professora Doutora Inês Jongenelen (ULP/ULHT); Vogais: Professor Doutor Diogo Lamela (ULP) e Professora Doutora Patrícia Pascoal (ULHT).

Seleção e seriação

A seriação dos candidatos será realizada em função da pontuação obtida no processo de seleção, utilizando os critérios aprovados pelos Conselhos Científicos da Escola Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona e da Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto.

 O júri de seleção procederá à realização de uma entrevista aos(às) candidatos(as) admitidos(as), como objetivo exclusivo de melhor esclarecer os elementos que constam na candidatura. As entrevistas ocorrerão previamente à reunião do júri para a seriação dos(as) candidatos(as) na fase de candidatura. Os(As) candidatos(as) serão informados, com uma antecedência mínima de 5 dias, da data e das condições em que as entrevistas terão lugar.

A decisão final de seriação das candidaturas em cada uma das fases será comunicada nos prazos regulamentares estabelecidos pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias para o ano letivo 2021/2022 (https://candidaturas.grupolusofona.pt/doutoramentos/)

Após a primeira fase de candidaturas, a abertura de fases subsequentes é condicional à existência de vagas sobrantes da fase anterior.

 

Prazos e Emolumentos e Propinas

Prazos

Os prazos de candidaturas, apreciação curricular/entrevistas, divulgação dos resultados de colocação, e de matrícula e inscrição ao ciclo de estudos regem-se pelos prazos determinados pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias para o ano letivo 2021/2022:https://candidaturas.grupolusofona.pt/doutoramentos/

Emolumentos e Propinas

Os valores dos emolumentos e propinas referentes a este ciclo de estudos para o ano letivo 201/2022 poderão ser consultados em https://www.ulusofona.pt/propinas

Os(As) candidatos(as) ao ciclo de estudos podem candidatar-se ao Programa de Bolsas de Doutoramento do Grupo Lusófona, que são regidas por regulamento próprio de cada uma das universidades parceiras.