• Português

Equipa Docente

Comissão Diretiva

Inês Jongenelen

Inês Jongenelen é doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Professora Associada, Diretora da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona e da Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto. É vice-diretora da Unidade de I&D Digital Human-Environment Interaction Lab (Hei-Lab) e coordena o 2º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Lusófona do Porto. Interesses de investigação nas áreas da parentalidade e violência nas relações de intimidade e ajustamento em famílias expostas à VRI e outros grupos de risco. Investigadora principal em projeto de investigação financiado e membro de equipas de investigação.

 

Diogo Lamela

Diogo Lamela é doutorado em Psicologia, especialidade Psicologia Clínica, pela Universidade do Minho. É Professor Auxiliar na Faculdade, Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto, assumindo a subdireção do 2º ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde. Investiga e publica na área da psicopatologia do desenvolvimento dos processos familiares. Investigador em projetos nacionais e internacionais financiados. É membro do corpo editorial de revistas científicas indexadas, exercendo funções de avaliador-expert para a Comissão Europeia. Tem vasta experiência clínica com crianças e adolescentes e com famílias com pais divorciados.

 

Patrícia Pascoal

Patrícia M. Pascoal tem doutoramento europeu em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa. Coordena o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Lusófona (Lisboa). É psicoterapeuta e supervisora de psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, exerce atividade clínica desde 1998 e é terapeuta sexual. Investiga e publica na área da saúde sexual e saúde mental e faz parte de diferentes projetos financiados. Pertence aos corpos editoriais de diversas revistas científicas indexadas, sendo Deputy Editor in Chief da revista Sexual Medicine. Pertence aos corpos sociais de organizações científicas e clínicas nacionais e internacionais.

 

 

Equipa Docente

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira, doutorada em psicologia clínica, é Professora Auxiliar na Faculdade Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto. Investiga e publica nas áreas da Psicologia Clínica, Sexualidade Humana e Terapia Cognitivo Comportamental. Desenvolve igualmente intervenção e investigação no contexto do Mindfulness e Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. É terapeuta sexual e exerce atividade clínica em várias unidades de saúde privadas.

 

Gerhard Andersson

Gerhard Andersson é Professor de psicologia clínica em Linköping, Suécia. O seu principal campo de investigação é a intervenção clínica fornecida pela Internet para vários problemas diferentes, como depressão. Gerhard Andersson orientou vários alunos internacionais de doutoramento até à conclusão do grau. Para obter mais informações, consulte www.gerhardandersson.se

 

Jorge Oliveira

Jorge Oliveira é doutorado em Neuropsicologia Clínica, é Professor Auxiliar da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona, assumindo a direção do 2º ciclo em Neuropsicologia Aplicada e do 2º ciclo em Ciência Cognitiva e Educação e a subdireção do 1º ciclo em Psicologia da mesma universidade. Jorge Oliveira é investigador no HEI-Lab com foco no estudo de aplicações em realidade virtual para avaliação e reabilitação neuropsicológica.

 

Manuel Muñoz López

Professor de Avaliação e Diagnóstico Psicológico da Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Diretor da Cátedra Contra o Estigma (UCM-Grupo 5) e do Grupo de Pesquisa UCM em Saúde Mental e Sociedade que estuda as relações entre os fatores sociais (exclusão social, estigma, pobreza, violência) e a saúde mental. Foi professor visitante na Rand Corporation em Los Angeles, na University of California Los Angeles, na State University of New York e no INED em Paris, entre outros. Dirigiu vários projetos de investigação nacionais e europeus sobre as relações entre a saúde mental e fatores sociais. Publicou mais de cem artigos científicos sobre o assunto e mais de vinte livros de diagnóstico, avaliação e intervenção psicológica clínica.

 

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador é doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, sendo Professora Auxiliar e investigadora do CINEICC na FPCE da mesma universidade. Leciona unidades curriculares de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (segunda e terceira geração). Investiga e publica nesta área, colaborando com investigadores portugueses e estrangeiros. É psicoterapeuta e supervisora acreditada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, na qual exerce atualmente funções de presidente. Pertence aos corpos editoriais de várias revistas científicas e a diversas associações científicas nacionais e internacionais.

 

Mariana Moura Ramos

Mariana Moura Ramos, doutorada em Psicologia, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento. É Diretora do Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Investiga e publica na área Psicologia Clínica e da Saúde, nomeadamente na área da infertilidade e Medicina Reprodutiva e do uso de técnicas de procriação medicamente assistida. Integra a coordenação do Grupo de Interesse em Psicologia e Aconselhamento da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

 

Nélio Brazão

Nélio Brazão, doutorado em Psicologia Forense e mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Universidade de Coimbra, é Professor Auxiliar na Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona. Tem experiência clínica com adolescentes com perturbações disruptivas, investiga e publica nas áreas da violência sexual e dos estudos de eficácia (ensaios clínicos controlados) de intervenções cognitivo-comportamentais com agressores juvenis e adultos. 

 

Pedro Gamito

Pedro Gamito obteve o seu doutoramento na Universidade de Salford (UK) em 2002, e o título de Agregado em Reabilitação pela Universidade de Lisboa em 2012. É Professor Catedrático na Escola de Psicologia e Ciências da Vida e Diretor da Unidade de I&D Digital Human-Environment Interaction Lab (HEI-Lab) na Universidade Lusófona. Desenvolve e valida aplicações de realidade virtual projetadas para o tratamento de perturbações de ansiedade e para a estimulação cognitiva. Em 2018, foi premiado com o Lifetime Achievement Award of the International Association of CyberPsychology, Training & Rehabilitation.

 

Pedro Joel Rosa

Pedro J. Rosa, doutorado em Psicologia, é Professor Auxiliar na Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona. Exerceu atividade clínica na Clínica Médico-Cirúrgica Alameda, investiga e publica nas áreas de metodologia quantitativa, psicometria, eye-tracking e psicofisiologia. Em 2016, recebeu o prémio de investigador de mérito atríbuído pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS).

 

Ricardo Pinto

Ricardo Pinto,  doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, é Professor Auxiliar na Faculdade Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto. É diretor do 2º Ciclo em Justiça Juvenil e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo e PI do Psychopathology and human change Lab do HEI-Lab . Os seus interesses de investigação têm sido a adversidade na infância e trauma, violência doméstica e perturbação de stress pós-traumático. O seu trabalho tem sido publicado em revistas científicas internacionais. É psicólogo clínico e da saúde.

 

Rita Conde

Rita Conde, doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho, é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto, assumindo a subdireção do 2º Ciclo em Psicologia da Justiça. Tem experiência clínica em avaliação e intervenção com ofensores e vítimas. Os seus atuais interesse de investigação são: violência e vitimação no contexto prisional, criminalidade e saúde mental, criminalidade feminina, histórias de vida e trajetórias criminais. Publicou vários artigos e capítulos (nacionais e internacionais) sobre violência na intimidade, vitimação prisional, saúde mental e reclusão, delinquência juvenil e metodologias qualitativas.

 

Rosa Baños

Rosa Banos é atualmente Professora Titular de Psicopatologia da Universidade de Valencia, onde é diretora do Instituto Polibienestar (https://www.polibienestar.org), e diretora do grupo Labpsitec-Valencia (https: // labpsitec.blogs.uv.es/en/home/). É também diretora do mestrado “Intervenções Multidisciplinares para Transtornos Emocionais, Alimentares e de Personalidade” e de quatro Diplomas de Pós-Graduação. Atualmente é líder de um grupo de pesquisa em uma ação da CIBER na Espanha (Centros de Pesquisa Biomédica em Rede) na área de Biomedicina e Ciências da Saúde (www.ciberobn.es).

Sérgio Carvalho

Sérgio A. Carvalho é psicólogo clínico, doutorado em psicologia clínica pela Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar na Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona do Porto.. As suas áreas de interesse de investigação incluem a dor crónica, a imagem corporal e perturbações alimentares, e a sexualidade (e.g., minorias sexuais e de género). A sua investigação tem incidido sobre o papel protetor e de risco de processos psicológicos transdiagnósticos no desenvolvimento de psicopatologia em diferentes populações, e o desenvolvimento e teste de eficácia de intervenções contextuais-comportamental em diversos quadros clínicos (e.g., doença crónica, dor crónica, ingestão alimentar compulsiva), e em diferentes formatos (e.g., formato grupal, eHealth).

 

Colaborações na Orientação de Teses de Doutoramento

Daniel Rijo

Daniel Rijo é Professor Associado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde leciona nas áreas clínica e forense. É psicoterapeuta cognitivo-comportamental credenciado (APTC/EABCT/ISST) e é investigador integrado no CINEICC (Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental), no qual coordena o grupo de investigação Cognitive and Behavioral Processes and Change: Health and Psychopathology in Different Settings. Tem-se dedicado à coordenação de projetos de investigação plurianuais e de teses de doutoramento com ênfase em ensaios clínicos de validação de programas de reabilitação de agressores. As suas atuais áreas de investigação incluem a eficácia das intervenções em contextos forenses, a terapia focada na compaixão com menores agressores, variabilidade do ritmo cardíaco e regulação emocional, e o treino da mente compassiva com cuidadores de jovens em risco.

 

Joana Carvalho

Joana Carvalho (doutorada em Psicologia) é professora auxiliar na Universidade do Porto, investigadora principal do Grupo de Investigação em Sexualidade Humana e diretora executiva do SexLab. É também certificada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses como especialista em psicologia clínica, psicologia da justiça e sexologia. Carvalho é autora de várias publicações no domínio do funcionamento sexual, violência sexual e investigação laboratorial em sexualidade humana. É também editora associada do Journal of Sexual Medicine e responsável pelo comité de consultoria e diretrizes clínicas da Sociedade Internacional de Medicina Sexual.

Óscar Gonçalves

Óscar F. Gonçalves é, atualmente, Professor Catedrático de Neuropsicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador Coordenador do Proaction Lab – CINEICC e Senior Research Associate do Spaulding Neuromodulation Center, Spaulding Rehabilitation Hospital-Harvard Medical School. Exerceu cargos docentes na Universidade do Porto (Professor Auxiliar), University of California Santa Barbara (Professor Auxiliar), Northeastern University (Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Psicologia Aplicada), e ainda, Professor Catedrático e Presidente da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Licenciou-se em Psicologia pela Universidade do Porto e concluiu dois doutoramentos: um em Psicoterapia e Aconselhamento na University of Massachusetts, Amherst – EUA; e outro em Neurociências pela Faculdade de Medicina – Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. O Professor Óscar Gonçalves tem as especialidades de Psicólogo Clínico e de Saúde e ainda as especialidades avançadas em Neuropsicologia e Psicoterapia, pela Ordem dos Psicólogos. Atualmente é Diretor do Programa de Mestrado Interuniversitário em Neuropsicologia Clínica e Experimental (Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho).

 

Marco Pereira

Marco Pereira é Professor Associado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Doutorado em Psicologia (Especialidade em Psicologia da Saúde) pela Universidade de Coimbra. Os seus atuais interesses de investigação incluem a vinculação no adulto, os processos diádicos nas relações amorosas, a avaliação da qualidade de vida, saúde mental e processos psicológicos de regulação emocional em contextos de doença física e mental, assim como implementação de intervenções transdiagnósticas para o tratamento de perturbações emocionais.

 

Helena Moreira

Helena Moreira é psicóloga clínica e doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade de Coimbra (UC). É Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da UC e membro integrado do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC. Os seus interesses de investigação centram-se na aplicação do mindfulness e da compaixão à parentalidade em diferentes etapas do ciclo de vida. Tem também particular interesse no programa de intervenção “Protocolo Unificado para o tratamento transdiagnóstico das perturbações emocionais das crianças”, sendo investigadora principal de um projeto financiado pela FCT que pretende desenvolver a versão combinada (online e presencial) deste programa [PTDC/PSI-GER/0689/2020].